quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Encomenda que chega, alegria no coração

Amo comprar na Saraiva on line. Cheia de promoções, descontos, vale presentes.A encomenda chega sempre antes da data marcada. Perfeito.
Parte da minha lista de desejos de leitura de 2011 está aí, além de algumas compras do filho mais velho. Achei bárbaro ele se interessar em comprar livros comigo. è que eu tenho meio que fixação em livros. Leio muito e sempre. Na minha cabeceira sempre tem um livro para estudar de Direito ou História, um romance, um auto ajuda ou biografia. E pela casa mais um ou dois. Quando saio de casa para consulta médica, banco ou qualquer outra coisa que sei que vai me consumir tempo, levo um livro e um artesanato, preferencialmente crochet pois as agulhas de tricot incomodam um pouco.
Bem, aí em cima estão as compras do filho: o livro  Bilionários por Acaso- A Criação do Facebook, de Ben Mezrich, os cds do David Guetta e do Dream Theater e o jogo de PS3 Call of Duty.
Minhas aquisições, todas com mega desconto: DVD Romeu e Julieta ( será por quê, hein?), alata dos cadernos de Crepúsculo- são lindos cadernos com quotes dos livros que ainda não sei bem o que escrever neles, acho que momentos felizes- e os livros Eu do Ricky Martin, Terra de Sombras da Alysson Noel, Diário de Uma Paixão e O Milagre, ambos do Nicholas Sparks.
Estou aguardando as promoções de 1822 e de outros "mais sérios" da minha wish list. Como estou em férias do colégio e recesso na Justiça as leituras que chegaram caem muito bem.

Estes dois são de banca, ou melhor, gôndola de mercado e saíram a R$3,00 cada. São o que chamo de livros para piscina. Não acrescentam nada, a história é previsível mas, como são bem escritos, fazem seu papel direitinho: distrair minha cabeça à beira da piscina.
 Este estou relendo a passos lentos. Explico: era meu livro predileto aos quinze anos. O meu, com o tempo, perdeu-se numa das muitas mudanças. Gostava demais porque eu tinha a mania de escrever nas laterais e era todo marcado. Comprei outro, com capa moderna, letra maior, o que é ótimo... mas fico tentando imaginar no que eu pensava ao lê-lo nos longínquos 15 anos.
Não é apenas um romance. Não há um casal perfeito, uma estória morna e previsível ou um fim satisfatório. Há a essência do ser humano.Quem leu sabe disso muito bem. E para aqueles que não leram, um conselho, vejam como uma mulher no século XVIII escrevia e pensava acerca da alma e da psique e depois me conta, tá?
Seguem algumas quotes inesquecíveis e românticas, claro:

"- Oh, meu Deus, é impossível! Eu não posso viver sem a minha vida! Eu não posso viver sem a minha alma!"

“Se olho para essas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições! Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a tua imagem! Nos rostos mais vulgares dos homens e mulheres, até as minhas feições me enganam com a semelhança. O mundo inteiro é uma terrível testemunha de que um dia ela realmente existiu, e eu a perdi para sempre."

"Não sei expressar-me; mas, sem dúvida, você e todo mundo têm noção de que há ou deverá haver uma existência para além de nós. Qual seria o sentido de eu ter sido criada, se eu tivesse contida apenas em mim mesma? Os grandes desgostos que tive foram os desgostos de Heathcliff e eu senti cada um deles desde o início: o que me faz viver é ele. Se tudo o mais acabasse e ele permanecesse, eu continuaria a existir; e, se tudo o mais permanecesse e ele fosse aniquilado, eu não me sentiria mais parte do universo.“
 

3 comentários:

  1. Ave Eva, quanta coisa adorável! Também não consigo ficar sem ler nada. Depois nos ponha a par das suas observações sobre eles.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Que compras maravilhosas.
    Depois que meu filho nasceu, não me sobra tempo para leitura. Mas vou aguardando ele ficar maiorzinho para voltar aos meus antigos hábitos.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A Saraiva realmente é excelente!
    Quanta compra maravilhosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    E ó que coincidência: uma das minhas leituras de férias será...tcha, tchan, tchan, tchan... O morro dos ventos uivantes novamente! AMO esse livro... O meu tá em inglês e é bem velhinho, mas será lido com todo carinho e, verdade, incrível entender os pensamentos da mulher naquela época.

    Beijocas!!!

    PS.: Seu filho joga PS3 online? Se sim, fala com ele pra adicionar Caio. O username dele é "caiobakugan". E ele joga que nem gente grande! hehehehe

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui e deixar um comentário!