domingo, 3 de abril de 2011

Encomenda que chega, alegria no coração: livros e filmes

 Na semana passada recebi a caixa do mês da Saraiva. Nela, os livros Crescendo e Água para Elefantes. O primeiro comprei porque gostei muito do Sussuro e é uma continuação. Trata-se de uma saga. É literatura juvenil fantástica que me distrai um pouco antes de dormir.Adoro e necessito ler coisas leves antes de dormir. Funciona melhor que qualquer remédio. A minha rceieta depois de um dia exaustivo de muito trabalho e estudo ( fora os afazeres domésticos) é uma xícara de chá de capim limão e um livro . Mas o livro não pode ser daqueles que fazem você pensar não. Tem que ser daqueles que te embalam até o soninho chegar. 
Bem, gostei muito mais do Sussuro do que deste que demorou umas 50 páginas para me conquistar. Mas é bom e vou comprar o próximo.
Já Água para Elefantes, comprei por pura curiosidade. Li umas críticas favoráveis, sou consumidora de best sellers(aliás, sou consumidora voraz de livros) e comprei. Foi uma surpresa e tanto. Iniciei a leitura no domingo à noite e passei boa parte do dia de ontem lendo. Não parei enquanto não cheguei ao fim. É a história de um rapaz que fica órfão, acaba num circo apaixonado pela linda Marlena. E não conto mais nada. Porque, embora possa parecer só um romance, e com certeza é assim que será mostrado nas telas com a Reese Whiterspoon e o Robert Pattinson, não é isso. Ou ,não é só isso. Até mesmo porque o romance começa quse no fim do livro. A autora, Sara Gruen, consegue colocar você como expectador da trama. A ideia que se tem é como se você estivesse espiando o desenrolar daqueles anos da vida do jovem Jacob através das frestas da lona do circo. Em determinados momentos dá vontade de socar o ar, levantar uma bandeira em favor de melhores condições de trabalho... Isso porque o livro é ambientado no cenário  da Grande crise. Maus tratos misturam-se à belíssimos espetáculos circences. O desabrochar da juventude caminha ao lado da dura realidade da sobrevivência. Belo, encantador, envolvente. Possui a mesma dinâmica de Diário de uma Paixão, do Nichollas Sparks: um idoso conta suas memórias. Mas é infinitamente mais rico.
Fez-me voltar à infância, à Alem Paraíba, quando o vovô me levava para ver o Grande Desfile e depois íamos comer pipocas vendo as jaulas dos animais. Cenas inesquecíveis que foram revisitadas enquanto o veterinário Jacob passeava com o macaco agarrado à sua cintura na tenda dos animais. Lembrei-me também do Maior Espetáculo da Terra: O Circo Orlando Orfei, onde acarinhei um pônei branco e vi poodles cor de rosa brincando de jogar futebol.
Dois filmes para a coleção: Essa versão dos Morros dos Ventos Uivantes que é apenas boa perto do livro. Já assisti a uma outra um tanto mais antiguinha mas, para quem não leu o livro ainda, recomendo assistir a essa versão. O interesse pelas letras da irmã Bronte será inevitável. E Eclipse, claro!

3 comentários:

  1. Você e suas indicações... adoro!
    Acabei de ler A filha do Coveiro, muito legal; e agora tô na metade dos "3... mil dias" e qq coisa; daquela Nathasha que ficou 8 anos refem do sequestrador.
    Como é bom ler... mas eu leio qq livro antes de dormir, não tenho essa seleção não rss

    bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Bel

    Descobri aqui do ladinho de casa uma livraria ótima deixei um pouco os sites de livrarias de lado pq la fico horas com meu anjo da guarda caçando livros... hj trouxe dois que conto mais tarde proce...

    Enviei hoje presentinhos pra vc e dentro vai um livro fofo. Espero que goste.

    Bjs a todos
    Aguardo a sua visita aqui na serra

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou novata no blog.

    Amei esta postagem sobre suas encomendas *_*
    Confesso que também fico contagiada pelo mesmo sentimento de alegria no coração quando minhas caixinhas da saraiva e/ou submarino chegam.
    O livro Crescendo, embora ainda não tenha lido, comprei porque simplesmente me apaixonei pelo Patch, por Sussurro... Quanto à Água para Elefantes, mal tenho palavras, li e superou todas as minhas expectativas, que não eram muitas, pois nunca dei atenção para termo circo. Mas este livro para mim foi uma releitura do assunto, muito boa por sinal, porque terminei a leitura encantada com a riqueza de detalhes e a beleza das cenas que surgiam na cabeça; bestificada com a magia do circo da época. Genial! As maravilhas do circo em meio aos tempos hostis da crise. Posso dizer que está entre meus livros favoritos!!!
    E os filmes, também adquiri Eclipse (versão de colecionador, rsrs) e "O Morro dos Ventos Uivantes" só pretendo comprar quando ler o livro - porque se comprar antes, tenho certeza que vou acabar assistindo antes de ler T_T
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui e deixar um comentário!