quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Momento recordar é viver:Cine 9 de abril

O Cine 9 de abril, em Volta Redonda ( minha cidade natal) é o lugar que me fez gostar de filmes. Uma sala de cinema fabulosa, com 51 anos.


Nesse cinema assiti filmes como Lagoa Azul, Indiana Jones e Entrevista com o Vampiro.E tantos outros que sou capaz de enumerar mas que, por atenção aos leitores, não farei ( a lista ficaria sem fim...)Porque falei nesses filmes? Porque lembram épocas interessantes. Lagoa Azul foi o primeiro filme para maiores de 14 anos que vi. Quanto suspiro!Em Indiana Jones, o Flávio pregou um susto na tia Data que fê-la gritar e o cinema ( mais de 1000 pessoas) rirem! Em Entrevista com o Vampiro, tive certeza de que gostava de Tom Cruise ( no filme ele não é bonzinho) e que histórias com vampiros me fascinavam. Já havia lido o livro da A. Rice. e gostado muito.

 Nele foi a minha formatura da primeira faculdade (História). Assisti shows, espetáculos de ballet...E no escurinho, dei muitos beijinhos.

A vida é formada de lugares, pessoas e acontecimentos inesquecíveis. E este cine comporta essa combinação.

Nesse fim de semana fomos a Volta Redonda no esquema visita a família/trabalho. Eu, o Mô (Flávio muito amado) e a mãe dele, marilena, fomos até a Vila Santa Cecília, na feira, buscar frutas para o B. Flávio, como de costume, sacou sua máquina fotográfica e não resistiu em tirar essa foto aí. Olhem só a combinação: o cinema querido, a Bebel ( euzinha), o filme em cartaz (Lua Nova) e o preço (R$3,50). A foto é, portanto, histórica. Para fechar o pacote, à noite fui a uma sessão com a Lu. Bateu uma tristeza enorme. A sala tinha pouco mais de 50 pessoas, o chão sujo... muito triste. Parece que um pedaço da gente está sendo extirpado quando parte do que vivemos se esvai.

"O Cine inaugurado em 27 de fevereiro de 1959 e passou a ser parte integrante do patrimônio histórico municipal em 1985. O espaço comporta 1.500 pessoas, em seus dois andares. De acordo com o Decreto Executivo Municipal n° 2.111 de 19 de dezembro de 1985, que regulamentou a Lei Municipal nº 2.075.

O cinema tem uma área construída e coberta de 1.650 metros quadrados, com 1.505 poltronas. Na platéia, para garantir a qualidade do som, estão instalados 12 alto-falantes, e mais três no palco. Sua tela mede 18 metros de largura por 7,5 metros de altura. A cabine de projeção conta com três projetores. A sala de espera do cinema é decorada em estilo moderno e dotada de poltronas estofadas, piso de mármore e bebedouros."

Para ver uma reportagem da TV Rio Sul acerca dessse cinema tão especial, clique aqui. São 4 minutos que valem.

3 comentários:

  1. Que peninha isso... mas os shoppings (credo escrevi certo?) acabaram com cinemas de rua... aqui em Berno City 2 cinemas sumiram; um virou centro de exposição cultural e o outro só exibe pornochanchada.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. O que eu não sabia, mas agora sei, é que o cinema CineShow do sider shopping de Volta Redonda proibe que as distribuidoras mandem filmes na época de lançamento para os outros cinemas da cidade, como o Gacemss, por isso o filme deveria estar em promoção. pelo que sei os outros cinemas (apelidados)de rua do Brasil já não existem mais.
    Agora é uma vergonha agente não poder assistir a um filme no dia que quer, pois os igresso esgotaram, ter que comprar ingressos com dias de antecedencia e ter que chegar 2 horas antes para não ser um dos ultimos da fila e ter que sentar na primeira fileira de um cinema apertado de Shopping, quando temos um cinema gigante na cidade.
    Segundo pessoas "entendidas" no assunto dizem que o povo de Volta Redonda já está doutrinado com isto e não se importa mais por não ter a opção de chegar numa bilheteria e comprar um ingresso para aquele momento. nos ultimos alem de não termos como escolher em qual cinema assistir a um filme, temos que ver no dia e no horário que a bilhetera tiver.

    ResponderExcluir
  3. O que eu não sabia, mas agora sei, é que o cinema CineShow do sider shopping de Volta Redonda proibe que as distribuidoras mandem filmes na época de lançamento para os outros cinemas da cidade, como o Gacemss, por isso o filme deveria estar em promoção. pelo que sei os outros cinemas (apelidados)de rua do Brasil já não existem mais.
    Agora é uma vergonha agente não poder assistir a um filme no dia que quer, pois os ingressos esgotaram, ter que comprar ingressos com dias de antecedencia,ter que chegar 2 horas antes para não ser um dos ultimos da fila e ter que sentar na primeira fileira de um cinema apertado de Shopping, quando temos um cinema gigante na cidade.
    Segundo pessoas "entendidas" no assunto dizem que o povo de Volta Redonda já está doutrinado com isto e não se importa mais por não ter a opção de chegar numa bilheteria e comprar um ingresso para aquele momento. nos ultimos alem de não termos como escolher em qual cinema assistir a um filme novo, temos que ver no dia e no horário que a bilhetera tiver.

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui e deixar um comentário!