sábado, 31 de dezembro de 2011

Que venha 2012!!!!!!

Que venha 2012 !
Repleto de boas novas,
de recompensas pelo trabalho árduo,
de fraternidade e compaixão, 
de justiça e sanidade,
de consquistas,
de saúde.
E, por que não?
De muito dinheiro no bolso.

       Neste ano que passou, para muita gente e para mim também, foi um ano ruim. Péssimo, na verdade! Perdi muita coisa,sobretudo, o controle sobre minha vida. Quando o corpo adoece, a cabeça vai junto.E aí, a vida descamba. Parece charrete com cavalo bravo.
      Mas a vida me cercou de pessoas que se importam comigo, me amam do jeito que sou e tudo, aos poucos, vai voltando as trilhos (é, dessisti da charrete. O trem é mais seguro!).
       E o mais bacana é que os livros e professores da infância ajudam a reestruturar. Tinha um professor de Matemática e Latim chamado Lundi que insistia em colocar no quadro, antes de tudo, uma mesma citação do poeta Juvenal "Mens sana in corpore sano". Na íntegra, seria assim:

orandum est ut sit mens sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore carentem,
qui spatium uitae extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat nihil et potiores
Herculis aerumnas credat saeuosque labores
et uenere et cenis et pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi possis dare; semita certe
tranquillae per uirtutem patet unica uitae.
(com livre tradução para quem não teve o prazer de estudar Latim)
Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer tipo de labores,
desconheça a ira, nada cobice e creia mais
nos labores selvagens de Hércules do que
nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.
Hoje, não sei nada ou quase nada de Latim, apenas uns trechos guardados na memória aqui e acolá e os benditos sufixos e prefixos que ajudam tanto no entendimento diário. Mas a mente sã num corpo são é o meu objetivo para 2012.
Outra coisa que me marcou e que serve de estímulo foi ter lido Pollyanna. Foi onde, de forma didática e emocionante, aprendi que nem sempre ganhamos tudo o que queremos ou supomos merecer. Brincando de Jogo do Contente, assim como Pollyanna com suas muletas, meu 2011 foi maravilhoso porque:


 Fiz um Cruzeiro maravilhoso com o meu amor e com amigos queridos;
  Fui até Terê com a família paterna do B. , andei de trenzinho, fui na feirinha do Alto...
Pude proporcionar uma noite agradável ao meu amor com a participação de um membro da Osquestra Sinfônica Nacional, o Daniel;


Em Terê,  ainda encontrei uma amiga querida, a Lanynha, lá da Varanda, que não via há anos. Bom demais! 

Ganhei um celular bacana e mais um monte de presente legal.  

Retornei de minha licença médica com festa e cartinha dos meus alunos.
 Entrei para o Clube da Carta e hoje não chegam apenas contas pelos Correios mas um punhado de alegria em letras.
  Meu neto fez 2 anos, lindo, saudável, feliz e amado.
 Os filhos estão ganhando asas e seguindo no rumo certo. Eles sabem onde fica a luz (rsrsrsrs)

 E, de quebra, reencontrei mais uma amiga, a Márcia.

 Bernardo gosta de música. 

Minha casa continua em obras e está cada vez mais aconchegante. E, bem pertinho, tenho parte do Paraíso me esperando para um pôr do Sol;
E nós, continuamos juntos, com o mesmo propósito: virar duas estrelinhas lá no céu.

6 comentários:

  1. Entendi quando falou que o meu post era emocionante pra vc... pois então o seu foi emocionante pra mim.

    Que em 2012 possa multiplicar a sua alegria e paz e saude e dinheiro etc e tal e tal e etc.

    Sempre saiba que longe ou perto pode sempre contar comigo.

    Paz e bem querida amiga
    Nos vemos em 2012

    ResponderExcluir
  2. Como resposta, deixarei um soneto:

    IZABELLE
    De Flávio Furtado

    A minha musa inspiradora existe
    Ela tem força a faz tudo acontecer;
    Nem tudo se pode entender
    Nem esquecer, como o seu encanto que persiste.

    Ela tem o cuidado que me aquece
    E a luz que guia meu caminho;
    Não vive só, ela precisa de carinho
    Como um passarinho, que no ninho adormece.

    A distância é um castigo para mim
    E, de perto, seu perfume é jasmim,
    Intenso, só ela o tem!


    Se somem as trevas e tudo floresce,
    Minhas mãos suam e meu coração enternece,
    Uma coisa é certa, é ela que vem.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Bebel
    A vida as vezes é muito injusta. Quando mais precisamos não temos quem amamos ao nosso lado. E neste ano que passou essa frase serve para nós duas. Não participei da sua vida nos ultimos meses e senti falta da minha cunhada, antes de mais nada amiga.As vezes não sabemos expressar nossos sentimentos em palavras, eu então nem se fala... Mas no meu coração seu lugar é definitivo. Espero que, olhando pra trás, não tenha sido tão duro quanto pareceu na hora, e que olhando para frente possamos nos ver juntas denovo. Sinto sua falta! bjs

    ResponderExcluir
  4. Lendo esse post com data de 31 de dezembro, o ultimo dia do ano, posso ver que seu ano não foi completamente pessimo, olha quanta coisa legal vc conseguiu enumerar, qtas pessoas queridas vc conseguiu encontrar e outras reencontrar, também quantas pequeninas coisas te trouxeram tanta alegria.

    Sabe, qdo vou ao cinema ou a uma peça de teatro, por pior que ela seja, nunca saio antes de acabar, porque sempre acho que a ultima cena pode valer pelo conteudo todo. E muitas vezes vale mesmo.

    Então amiga, deixe pra trás o enredo ruim e pense nessa cena linda que vc retratou neste post de fim de ano, e veja como tudo valeu a pena.eh

    Desejo a vc um 2012 com muitasssssss cenas boas durante todo o enredo.eh Bjssss

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai, ai
    Emocionada aqui, querido!
    Você sempre me surpreende!
    Amo-te hoje e sempre!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  6. Felicidades, sinto sua alma branquinha, levinha, feliz 2012 pra você e sua família!

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui e deixar um comentário!

Ocorreu um erro neste gadget