segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

D. Pedro II




Post super rápido somente para registrar minha indignação.
Hoje dei uma olhadela nos livros do 2o ano do Ensino Médio e constatei, com pesar, que há apenas UM capítulo dedicado ao período Imperial. Vocês entenderam bem mesmo: apenas um capítulo.
Regra geral, trabalho com Império TODO o ano.
Só para constar, uma rapidinha sobre ele. Copiei arapidamente do site do Senado. Depois, com calma ( a que eu não estoiu agora) volto e escrevo sobre elezinho aí em cima.


"Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bebiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga, segundo imperador do Brasil, nasceu no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1825. Assumiu o trono em 18 de julho de 1841, aos 15 anos de idade, sob a tutela de José Bonifácio e depois do Marquês de Itanhaém.
Em 1843, casou-se como a princesa napolitana Tereza Cristina Maria de Bourbon, com quem teve quatro filhos, dos quais sobreviveram as princesas Isabel e Leopoldina.
D. Pedro II consolidou a soberania nacional e incentivou o progresso do país. Homem culto e avesso à política, protegeu artistas, escritores e cientistas, havendo mantido correspondência com vários deles ao longo de sua vida. Fez inúmeras viagens ao exterior, tendo trazido para o Brasil modernas tecnologias, tais como o telégrafo e o telefone, além do selo postal."

Leia mais aqui

4 comentários:

  1. Realmente é repugnante a ferida que os republicanos abrem na nossa Nação!!!! Desde a retirada de OSPB, Moral e Cívica, Latim e Música eles só fazem afundar a educação brasileira. É lamentável!!! E o pior que esses alunos chegam à Universidade sem qualquer conhecimento sobre nossa Nação ou qualquer coisa que seja. Fico surpreso, ainda fico surpreso, quando vejo que meus alunos não possuem qualquer conhecimento de História, Literatura, nem interesses em Política ou atualidades. Fiquei horrisado certa vez com um colega meu, Professor Universitário, que nunca ouviu falar em Rabellais ou Molière e isso é porque ele é professor de Francês da UFRJ...rsrsrs Estamos perdidos!!! Digo aos meus pais que no dia que a Wikipedia acabar a intelectualidade brasileira morre.

    Ótimo post para protestarmos contra esse pouco caso com nossa História!!

    ResponderExcluir
  2. Poucos meses antes do fim do 4º semestre do meu curso, discuti isso com minha professora de Prática Pedagógica. Falamos sobre o descaso que alguns temas de História são tratados por quem elabora o livro didático.
    Claro que existe dificuldade, regras de diagramação; no entanto, nada justifica que a figura de D. Pedro II seja mencionada em tão poucas linhas.
    É lamentável.

    Bom dia.

    ResponderExcluir
  3. Trágico isso ..sempre comento a respeito das bases da "educação" cada vez fica mais superficial e muitos professores tb estão sendo superficiais ...tudo reflexo do descaso com a educação que reflete nos alunos, professores etc .. muitos em plena Teresópolis não sabem o motivo do nome da cidade quanto ao resto da história acho que esqueceram tb, ou pior, nem tomaram conhecimento...
    Bjkas Bel

    ResponderExcluir
  4. Trágico isso ..sempre comento a respeito das bases da "educação" cada vez fica mais superficial e muitos professores tb estão sendo superficiais ...tudo reflexo do descaso com a educação que reflete nos alunos, professores etc .. muitos em plena Teresópolis não sabem o motivo do nome da cidade quanto ao resto da história acho que esqueceram tb, ou pior, nem tomaram conhecimento...
    Bjkas Bel

    ResponderExcluir

Obrigada por passar por aqui e deixar um comentário!